Competições Robóticas - Equipe Red Dragons

logoNovo.png

Competições Robóticas -  Equipe Red Dragons

Uma competição de robôs consiste em uma arena, com um robô ou um time de robôs, reais ou simulados. Os robôs físicos precisam de componentes adequados para seu funcionamento, desde boas engrenagens até um bom sistema de comunicação com o computador central responsável por tratar os dados da câmera. A equipe foi criada em 2014 para jogar na categoria IEEE Very Small Size, que é a competição principal da equipe nos dias atuais.

Panorama Geral

A robótica possui um enorme potencial por ser uma área integradora de conhecimentos. Há muitas pesquisas nas mais diversas áreas (agrícola, elétrico, petroleiro, militar e industrial). Porém, o desenvolvimento de um robô não é algo trivial, pois requer conhecimentos tais como engenharia elétrica, engenharia mecânica, ciência da computação, comunicações, controle de sistemas, inteligência artificial, operações e sistema em tempo real, entre outros. Visto a grande diversidade de áreas envolvidas, a formação de profissionais capacitados a usar essa tecnologia e além, de inovar com essa tecnologia é imprescindível.

Relevância Acadêmica:

A fabricação de um robô de competição transmite aos membros da equipe a noção de prazos, orçamento, gerenciamento, necessidade de inovação, trabalho em equipe, além dos conhecimentos multidisciplinares da robótica. Assim, podemos elencar que a equipe trabalha com:

• Consolidação/aprofundamento de conteúdos vistos em sala de aula, como, por exemplo, escolha de materiais, escolha/projeto de sensores e todo e qualquer detalhe específico para o desenvolvimento do robô.
  • Formação de profissionais qualificados a utilizar a robótica, através da consolidação de técnicas bem estabelecidas na literatura.
  • Formação de profissionais com visão inovadora, visto que para ganhar a competição, o diferencial é importante. Introduzido aos membros por técnicas em seu estado da arte.
  • Intercâmbio de ideias e visões, fornecido pela presença da equipe na competição.
  • Formação de profissionais com habilidades de gerência e liderança, devido o contato a projetos de orçamento controlado e prazo delimitado.

Vale ressaltar que as mais diversas áreas conseguem atuar na equipe, desde o mais relacionado ao tema, como inovações em algoritmos, como novos materiais para construção do robô até processos químicos de corrosão mais eficientes. Há muito espaço para inovação, e o grupo busca ajudar nessa complementação buscando iniciações científicas e trabalhos de conclusão de cursos.

Relevância Social:

A relevância Social se dá, justamente pela apresentação dessas tecnologias em formato de competição, por serem mais lúdicas, atraindo novas gerações de roboticistas. Em cada ano, além das universidades, escolas com ensino fundamental e médio, que também participam em outros níveis/tipos de competição, conseguem vislumbrar um futuro próximo, ter um contato aproximado
com os alunos que transmitem experiências in loco. Sendo exatamente essa troca de experiências durante a competição e a observação de mais oportunidades um dos pontos sociais fortes da competição.

Red na Net:

Gostou? Curta nossa página